quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Deus não pode todas as coisas! Conheça a verdade para você não insultar a Deus.

Muitas pessoas por falta de sabedoria e entendimento, afirmam que: "Deus por ser poderoso, pode todas as coisas". Isso é um grave erro, é anti-bíblico, pois Deus é Todo Poderoso, mais existem coisas que é impossível de Deus fazer, e estão relatados nas escrituras sagradas. Isso muitas das vezes acontece, devido a falta de estudo bíblico nas denominações dessas pessoas, pois seus líderes por muitas das vezes só falam de dinheiro, coletar verbas para crescimento da igreja, dízimos e ofertas diariamente, campanhas para retirar mais dinheiro do povo. E a verdade contida nas escrituras sagrada fica a desejar em suas igrejas. Por isso, através desse tópico preparado pelo enviado de Deus, na igreja de Deus, conheceremos o erro em falar tal tolice a respeito do Senhor. Entenda que Deus não pode ser maior e não pode ser menor. 

E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.(Êxodo 3:14)

Toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto e desce do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação.(Tiago 1:17)


OBS: Notem que Deus é Deus, e ponto final! Ele nunca pode sofre mudanças, sofre variações, e o que está relatado nas escrituras sagradas a respeito de Deus, essa é a verdade em que devemos crer, e não nas opiniões erradas das pessoas, nos incrédulos, dos falsos pastores, bispos e líderes religiosos.




A palavra grega usada é "parallage” que significa transmutação ou mudança.


mutação
mu.ta.ção'
sf (lat mutatione) 


1 Ato ou efeito de mudar.
2 Mudança ou alteração, física ou moral. 
3 Substituição. 
4 Facilidade em mudar de opinião; versatilidade, volubilidade.
5 Mudança de temperatura em determinadas épocas do ano. 
6 Transmissão de bens de uma pessoa para outra. 
7 Biol Variação hereditária, súbita e espontânea, em um indivíduo geneticamente puro. As mutações na natureza consideram-se base da aparição biogenética de novas raças e espécies. 
8 Gram Mudança fonética que se processa independentemente do ambiente fonético em que se acha o fonema. 
M. à vista: mudança de cenário, feita mesmo à vista do espectador, sem baixar o pano de boca. 
M. gemária, Bot: a que se observa nos tubérculos.
(Fonte: Dicionário Michaelis Digital)




Cientificamente o cristal é perfeito, ou o último estado de alguns materiais. O estado perfeito ou o último estado da areia é o vidro. O estado perfeito ou o último estado do carbono é o diamante. Deus é o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, o Primeiro e o Último. Sem variações de mudança desde o princípio até o fim.


Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.(Apocalipse 1:8)


OBS: Evidentemente, isso não significa que Deus é uma ou mais letras. O termo é usado para que as pessoas saibam que Deus é o princípio de tudo o que existe. Ele é o primeiro porque Ele é o criador de tudo. Ele é o fim e os últimos, porque tudo será finalmente submetido a ele.



O que significa esse fim , já que Deus sempre será o mesmo, sem alterações por toda  eternidade?


E, então, virá o fim, quando ele entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder. Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos pés. O último inimigo a ser destruído é a morte. Porque todas as coisas sujeitou debaixo dos pés. E, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, certamente, exclui aquele que tudo lhe subordinou.(I Coríntios 15:24-27) 

OBS: Essa passagem bíblica fala do reinado do Senhor Jesus e os seus santos, os justos que durante os mil anos, após a prisão de satanás reinaram com Cristo. E após esse período será derrotado o reinado de satanás na terra, e depois de todos os inimigos vencidos,  incluse a morte que será o último, então o Senhor Jesus entregará o reino ao Deus Pai Todo Poderoso.




Deus é um ser perfeito e não pode ser aperfeiçoado.


Sede vós pois perfeitos, como vosso Pai que está nos céus é perfeito.(Mateus 5:48) 


Outro ensinamento errôneo, é de que Ele não atingiu a perfeição como afirmam os mórmons.






"As man is, God once was. As God is, man
may become." (Encyclopedia of Mormonism 4:147)


“Como o homem é, Deus foi um dia. Como Deus é, o homem será.” - Enciclopédia do Mormonismo 4:1474)





A verdade é que Deus sempre foi e sempre será Ele próprio - em seu perfeito estado de ser.

E Deus disse a Moisés: EU SOU O QUE SOU e disse: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.(Êxodo 3:14)



Concluímos, portanto, biblicamente falando que existem diversas coisas impossíveis de acontecer com Deus. É impossível para ele mentir, porque Ele está no estado perfeito da verdade - a verdade absoluta.


Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos(Tito 1:2) 


Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta (Hebreus 6:18)




É impossível para Ele mudar, porque a perfeição é o último estado coerente de mudança. É impossível para ele negar a si mesmo, porque Ele é o absoluto estado de existência.


Se formos infiéis, ele permanece fiel: não pode negar-se a si mesmo.(II Timóteo 2:13)


Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível a quem nenhum dos homens viu nem pode ver: ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.(I Timóteo 6:16)




Há realidades que até agora são insondáveis para a sabedoria dos homens. Mesmo o maior intelecto humano não pode compreender plenamente os mistérios de tudo que existe num universo tão diversificado. Essas extraordinárias maravilhas são a melhor expressão do poder e Divindade eternos de Deus.


Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis;(Romanos 1:19-20)


Se as coisas criadas não podem ser totalmente compreendidas, é prudente concluir que o Criador não pode ser totalmente conhecido pela sua criação, incluindo homens, e até mesmo anjos.


O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;(Atos 17:24) 


Eis que Deus não confia nos seus servos, e até a seus anjos atribui loucura;(JÓ 4:18) 


Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não a darei, nem o meu louvor às imagens esculpidas.(Isaías 42:8)




É estúpido atribuir a Deus tudo aquilo que é produto da compreensão e do entendimento humano.


Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor? ou quem se fez seu conselheiro?(Romanos 11:34)




Na verdade, a Bíblia adverte-nos a não pensar em nada além do que devemos pensar, especialmente sobre o ser de Deus.


Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.(Romanos 12:3)



Pensar e concluir que Deus pode fazer tudo constitui um insulto e uma blasfêmia a insondável majestade do Altíssimo. Como não é prudente colocar limites a ele, é igualmente desaconselhável colocar elasticidade aos limites estabelecidos por Deus para Si mesmo. Sabemos que Ele não pode mentir, porque Ele revelou isso através da Sua palavra escrita na Bíblia. Ele não pode mudar a si mesmo, ele não pode negar a si mesmo e assim por diante. Dizer e fazer crer que Deus pode fazer qualquer coisa ou tudo será um insulto e uma blasfêmia contra Deus. É possível para Ele conviver com Satanás?


Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?(II Coríntios 6:14) 




É possível que Ele seja autor de confusão?


porque Deus não é de confusão, e sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos,(I Coríntios 14:33) 




É possível que Ele cometa injustiça? É possível que ele a abandone as viúvas e os órfãos?


Cantai a Deus, salmodiai o seu nome; exaltai o que cavalga sobre as nuvens. SENHOR é o seu nome, exultai diante dele.(Salmos 68:4)


Pai dos órfãos e juiz das viúvas é Deus em sua santa morada.(Salmos 68:5)
          


É possível para ele esquecer ou negligenciar seus filhos?


Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti.(Isaías 49:15) 




É possível a Ele trair a confiança de seus filhos?


Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.(I Coríntios 1:9)


Os versículos citados após cada pergunta acima provam 
que há muitas coisas que são impossíveis para Deus. 


Eu oro pelo seu esclarecimento. Sinceramente em Cristo,


Irmão Eliseo Fernando Soriano - Misnistro da Igreja de Deus

8 comentários:

  1. DEUS É FIEL, TUDO SE CUMPRE, E SÓ CRER EM JESUS AMIGO. NÃO EXISTE VIDA FORA DA TERRA SABIA. A BIBLIA É REAL

    ResponderExcluir
  2. Claro que Deus pode todas as coisas;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus pode todas as coisas, pois Ele é Deus. Quando a Bíblia fala que Deus não pode mentir, trata-se da essência de seu caráter; o homem mente, mas Deus não é homem para que minta. Mas, se Ele quiser, pode fazê-lo, pois Ele é Deus.

      Excluir
    2. Como isso? Se Deus mentir, automaticamente ele mudaria o seu caráter. E se isso acontecesse absolutamente TUDO cairia por terra. Satanás então teria o mínimo de razão suficiente contra Deus. E aí já era tudo. Aí Satanás tomaria conta de tudo com razão. Aí seria o fim.

      Ninguém falou que Deus não é capaz de mentir, mas mentir ele não pode! Deus tem responsabilidades também. Se Deus mentir estaremos perdidos eternamente por que não teríamos em quem confiar. Deus te ama, e não quer que você morra eternamente. E aí? Deus pode mentir agora?

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. você disse que DEUS não pode todas as coisas leia isso:
    Mateus 19:26
    26 - E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato. Deus tem a capacidade de realizar tudo! Mas pela responsabilidade de ser Deus, e ser um Deus ABSOLUTAMENTE PURO, Ele não pode fazer o que foi mencionado na publicação.

      Excluir
  5. O artigo é quase perfeito! A argumentação Bíblica, as análises, a estrutura textual em relação fazer com que a mensagem tenha sentido.

    Só existem dois problemas: 1 - A finalidade com que o artigo foi publicado.

    2 - Um servo do Deus Jeová não pode usar de palavras torpes (Efésios 4:29). O sentido empregado na palavra tolice, na introdução do texto, tem um sentido ofensivo. Até porque, o próprio Deus disse ser o "Todo-Poderoso" (Gênesis 17:1), então não há problema em dizer que Deus pode todas as coisas, porque o próprio disse, nos dando autoridade pra isso desde então.

    Voltando ao item um.
    De acordo com a introdução do texto, por afirmar que é "uma tolice" dizer que Deus pode todas as coisas, logo temos a impressão que o objetivo do mesmo é justamente eliminar o costume que as pessoas tem em assim fazer.

    O texto em si, nos mostra que, mesmo tendo o poder, diante da sua moral e responsabilidade como Deus, Ele jamais agirá com mentira, traição ou injustiça, e sempre cumprirá com suas promessas. Além do principal: jamais mudará isso em hipótese alguma.

    Se Deus, por algum motivo, fizesse algo do tipo, Satanás teria motivo para ter razão, por mínima que seja, indo assim contra a perfeição de Deus. Absolutamente tudo o que tá na Bíblia cairia por terra. Satanás teria o domínio deste mundo por completo e nós estaríamos sem nenhuma chance ou esperança de salvação de nossas vidas.

    Então dizemos que Deus pode sim fazer todas as coisas, inclusive as mencionadas; mas também podemos afirmar com toda a certeza do mundo, sem medo de errar, que Deus jamais fará tal coisa diante de tamanha responsabilidade e amor por nossas vidas.

    Então melhor do que dizer "Deus não pode mentir" é dizer "Deus não vai mentir" (e obviamente não vai fazer nenhuma das outras coisas ruins mencionadas no texto seguindo a mesma linha de pensamento).

    Paulo fala a Tito (Tito 1:2) que Deus não pode mentir, mas, diante do contexto do momento, a expressão "não pode" se refere a um caráter de responsabilidade, e não de incapacidade (II Timóteo 2:13 e Hebreus 6:18 seguem o mesmo contexto).

    Por fim, este texto, se fosse empregado para ajudar a um irmão, que por algum motivo, está fraco na fé, desesperançoso das promessas do Senhor, triste, e achando que Deus se esqueceu dele, seria um agente motivador extraordinário; mas infelizmente, da maneira que foi empregada, essa maravilhosa revelação do Senhor Jeová, acabou trazendo uma contenda desnecessária a irmandade Cristã.

    Sabedoria, sabedoria... vamos pedir.

    Obs: Sou falho e sujeito ao erro como todos os seres humanos da Terra.

    ResponderExcluir